Posted in: Devocional

Microondas vs Fogão – 22/07

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Levítico 6:13

Imagine uma cena: você acorda de madrugada, pega o leite na geladeira, coloca na xícara e decide esquentá-lo. Você tem 2 opções: esquentar o leite no microondas ou esquentar o leite no fogão (caso você tenha os 2 eletrodomésticos na sua casa). Qual você optaria? Creio que 99% esquentaria no microondas. Talvez pela rapidez, facilidade e também para sujar menos louça.

Se você já esquentou o leite no microondas alguma vez na sua vida, percebeu algo: ele esfria muito mais rápido do que se fosse aquecido no fogão. E você sabe o por que?

Quando você esquenta o leite no microondas, as moléculas são agitadas artificialmente pelas microondas. Essa agitação provoca aumento de velocidade delas no leite, nesse caso. Esse aumento de velocidade gera calor devido à Energia Cinética, cuja variável que determina o seu rendimento, ou seja, quanto maior velocidade, maior o calor, menor a velocidade, menor o calor.

No fogão, o que faz as moléculas se agitarem é o fogo. Por não ser uma agitação artificial, as moléculas demoram mais para perder a velocidade, o que faz com que demore mais para perder o calor.

O que isso tem ligação com o devocional de hoje? Já percebeu quantas coisas começamos com uma empolgação e logo a gente para? Muitas coisas começamos motivados, e depois de um tempo parece que perde o sentido ou a graça?

Isso é porque fomos agitados artificialmente, sem o fogo, mas uma motivação temporária e sem força.

Quem já tentou emagrecer e começou mas não perseverou? Porque a motivação não era forte. Mas já viu aquelas pessoas que infartaram e mudaram de vida? A motivação delas era muito forte, se elas não mudassem, elas morreriam.

Será que estamos movidos a sentimentos passageiros ou pela determinação que só o Espírito Santo pode mover em nós? Um dia estamos muito bem, no outro, parece que ninguém nos ama. No domingo, saí do culto cheio do “fogo”, mas na segunda esse “fogo” já apagou.

O que está nos movendo: O calor das microondas ou o calor do fogo? Se falta fogo verdadeiro, devemos procurá-lo na fonte e com pessoas que você acredita que tenham o fogo do Espírito Santo. Não deixe sua chama apagar e não viva de “esquentadas de 1 minuto”. Jesus te ama e eu também.

Oração: Meu Pai querido, te amo tanto Deus que é até me sinto mal de pedir algo. O Senhor me ama tanto, me cuida, me guarda, mesmo eu não merecendo. Fico imaginando o amor que o Senhor tem por todos nós, não dá pra dimensionar. E o mais legal, é que o Senhor nos amou primeiro. Sem interesse ou cobrança. O Senhor é muito top mesmo! Hoje eu só agradeço pelas misericórdias que o Senhor vem derramando sobre nós. Em teu nome eu agradeço Jesus, amém!

Atividades de Hoje

  • No seu Facebook, Instagram e YouTube, faça um limpa de coisa que não acrescenta na sua vida. Tudo aquilo que não agrega informação útil, deixe de seguir, de acompanhar, de curtir. Você é valioso(a) demais pra perder tempo com bobeiras.
  • No nosso Instagram (@rede.soul) vamos iniciar um desafio. Ler e Entender a bíblia em 100 dias. E o mais legal é que você pode fazer parte. Se você quiser, entre em contato com quem te mandou esse devocional que iremos explicar.
  • Revise todas as suas atividades diárias e planos para esse ano. Identifique o que não está agregando valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *